PALESTRANTES

 
Paulo Filho.jpg

PAULO MIRANDA

"A influência das ações sísmicas nas edificações brasileiras em concreto armado"

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará;

Mestre em Estruturas pela  Universidade Federal do Ceará;

Doutorando em Estruturas na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; 

Revisor do Journal of Civil Structural Health Monitoring;

Revisor do Journal of Building Pathology and Rehabilitation;

Responsável Técnico da Construtora e Administradora Sólida Ltda;

Fundador e diretor técnico da Paulo Filho Engenharia e Consultoria Estrutural Ltda;

Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros de Portugal.

EDNA POSSAN

"Carbonatação em estruturas de concreto: aspectos de durabilidade e sustentabilidade"

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná;

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com doutorado pela mesma universidade;

Diretora de relações interinstitucionais da ANTAC, diretora regional do IBRACON e conselheira do CREA-PR;

Atua em projetos de extensão, principalmente em temas sobre mulheres na ciência, ministrando palestras em todo o país;

Na pesquisa atua nos temas de materiais ecoeficientes e sustentabilidade, com

destaque para estudos na área de desempenho, durabilidade, previsão de vida útil, avaliação de estruturas, captura de CO2 , econômica circular e aproveitamento de resíduos sólidos e sustentabilidade da construção.

WhatsApp Image 2021-03-05 at 19.32.22.jp

RACHEL MARTINI

" Caracterização mecânica de estruturas baseada em técnicas geofísicas e redes neurais."

Graduada em Engenharia Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui mestrado em Engenharia Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto/Portugal;

Revisora do periódico Journal of Civil Structural Health Monitoring; e Pesquisadora do Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural (LESE/CONSTRUCT/FEUP), desde 2014.

Possui trabalhos acerca da caracterização e avaliação estrutural em construções antigas de concreto e alvenaria com uso de redes neurais artificiais e tem experiência em reabilitação de patrimônio, atuando principalmente com ensaios não-destrutivos;

Orienta trabalhos sobre a caracterização de patrimônio histórico e durabilidade das construções, assim como na linha de pesquisa em materiais de construção civil e sustentabilidade.

RAÚL LÓPEZ

“Concreto feito em obra, algumas contribuições para melhorar sua qualidade e reduzir patologias”

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Nacional de Córdoba. Especialista na área de Tecnologia do Cimento e Concreto com mais de 25 anos de experiência na área. Gerente do Centro de Desenvolvimento e Inovação da Holcim Argentina. Professor da Cátedra de Tecnologia de Materiais de Construção da Universidade Nacional de Córdoba. Membro ativo de diversos comitês reguladores do Instituto Argentino de Normalização e Certificação: Cimento, Agregados, Concreto e suas Aplicações, Concreto Preparado, entre outros.
Membro ativo dos comitês de Pavimentos, Concreto e Normalização do Instituto del Cemento Portland Argentino (ICPA).
Membro do Conselho de Administração da Associação Argentina de Tecnologia do Concreto (AATH), membro do American Concrete Institute (ACI). Ele publicou um grande número de trabalhos relacionados à tecnologia do cimento, o
concreto, ligantes hidráulicos e estabilização de solos, apresentados em conferências nacionais e internacionais.
É coautor do livro "That Material Called Concrete", da Associação Argentina de Tecnologia do Concreto (AATH).

HUMBERTO VARUM

"Dimensionamento sísmico de edifícios irregulares: lições, normas e casos de estudo."

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro. Anteriormente, concluiu um mestrado em Estruturas de Engenharia Civil e uma licenciatura em Engenharia Civil, ambos pela Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é professor titular no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal, Professor Honorário no Departamento de Engenharia Civil, Ambiental e Geomática, University College of London (UCL), Londres, Reino Unido e Professor Visitante na Faculdade de Engenharia Civil, Universidade de Fuzhou, Fujian, China. É director do programa de doutoramento em Engenharia Civil na FEUP.
É Investigador Externo do Grupo de Gestión de Riesgos de Desastres en Infraestructura Social y Vivienda de Bajo Costo (GERDIS), Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), Lima, Peru.
Tem experiência de trabalho tanto na investigação como na indústria, tendo trabalhado a nível internacional na concepção e reabilitação de estruturas. Participou em missões de reconhecimento de campo pós-terremoto, em particular em L'Aquila (Itália, 2009), Lorca (Espanha, 2011), Emilia-Romagna (Itália, 2012), Gorkha (Nepal, 2015) e Puebla (México, 2017). 
Os seus principais interesses de investigação incluem: avaliação, reforço e reparação de estruturas; monitorização da saúde estrutural; ensaios e modelização estrutural; engenharia sísmica; reabilitação da construção de terra e reforço sísmico. Tem coordenado e participado em vários projectos de investigação nacionais e internacionais, sendo Membro Integrado e Vice-Coordenador da unidade de investigação da CONSTRUCT: Instituto de I&D em Estruturas e Construção, membro do órgão de direcção do Instituto de Construção da Universidade do Porto, e Presidente. Também é membro do Comité Nacional do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), Membro Perito do Comité Científico Internacional do Património Arquitectónico da Terra do ICOMOS (ISCEAH) membro da Rede Ibero-Americana PROTERRA, membro da Academia Mexicana de Engenharia, membro do Conselho Científico Internacional (ISB) do Centro AdMaS (Advanced Materials, Structures and Technologies), dentre outras.

NÍCOLA TARQUE

"Desempenho sísmico de estruturas de adobe, com e sem reforço sísmico, de um e dois níveis."

(Trabalho desenvolvido em conjunto com os professores Marcial Blondet e Julio Vargas)

Nícola Tarque é professor em tempo integral na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). Ele esteve envolvido em projetos relacionados à alvenaria reforçada e não reforçada (material adobe, pedra, tijolo de argila) e foi responsável pelo teste dinâmico de casas de adobe na PUCP. Suas últimas pesquisas lidam com a avaliação de risco sísmico baseada em deslocamento de moradias de alvenaria, a avaliação em larga escala da vulnerabilidade sísmica de locais históricos, a modelagem numérica de estruturas de alvenaria e movimentos terrestres esperados em locais históricos como parte da Conservação do Patrimônio Cultural. Seu principal campo de trabalho diz respeito à análise dinâmica não linear de estruturas (terra, alvenaria), modelagem de elementos finitos, projeto sísmico de alvenaria e estruturas de concreto armado, avaliação de vulnerabilidade sísmica, risco sísmico, avaliação de risco sísmico e amplificação de movimentos do solo.

vasco-freitas-cortada.jpg

VASCO FREITAS

"O diagnóstico e a definição da metodologia de intervenção é um exercício multidisciplinar e complexo:Teatro no Porto dos anos 40."

Professor Catedrático de Construções da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Diretor do Laboratório de Física das Construções – LFC. Presidente do GECoRPA-Grémio do Património. Regente de Física das Construções, Patologia e Reabilitação de Edifícios e Térmica de Edifícios do Mestrado Integrado em Engenharia Civil

É autor ou co-autor de 6 Livros; 6 Capítulos de livros; 38 artigos em Revistas internacionais; 18 artigos Revistas nacionais; 5 Edições de atas de conferências; 104 Comunicações em encontros científicos internacionais; 79 Comunicações em encontros científicos nacionais; Orador convidado em 6 conferências internacionais e Orador convidado em 57 conferências nacionais.

O último livro publicado, do qual é Coordenador e Co-autor, é o Manual de Apoio ao projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos. 

ALBERT ANTEQUERA

"Reparo e reforço de uma galeria de concreto armado em forma de guarda-chuva de dimensões extraordinárias / Reparación y refuerzo de un paraguas de hormigón armado de dimensiones extraordinarias."

Albert de la Fuente é Engenheiro Civil (2007), Professor Associado na área de estruturas de concreto desde 2011. Seus interesses de pesquisa estão focados na área de otimização de estruturas de concreto, projeto de concreto armado com fibras e novas técnicas de caracterização de materiais. Ele também está desenvolvendo pesquisas em aspectos relacionados a sistemas de tomada de decisão multicritério para avaliação de sustentabilidade. Ele publicou 85 artigos científicos indexados pelo JCR, 70 indexados pelo JCR internacional e mais de 80 artigos em conferências internacionais. Ele orientou 12 teses de doutorado e mais de 150 teses de mestrado / bacharelado nos últimos 10 anos. Atualmente lidera 3 projetos de pesquisa com financiamento nacional e 5 colaborações de pesquisa com as principais construtoras espanholas (ACCIONA, DRAGADOS, SACYR e FERROVIAL). O Prof. Albert de la Fuente é um membro ativo da fib (Fédération Internationale du Betón) e da Associação Espanhola de Concreto ACHE. Em 2013, ele co-fundou uma UPC Spin-Off chamada Smart Engineering.

BENJAMIN.jpg

BENJAMÍN NAVARRETE

"Situação atual do desprendimiento de enchapes cerámicos en fachadas de edificios / Situação atual do destacamento de folheados cerâmicos em fachadas de edifícios."

Professor Associado Adjunto da Escola de Construção Civil, é Construtor Civil pela Universidade Católica do Chile (1984-1989), Doutor em Ciências da Engenharia pela Universidade Politécnica de Madrid (1999-2002). Ingressou na Escola de Construção Civil em 1995. Atualmente leciona as disciplinas de Comportamento Estrutural, Estrutura e Processos e Patologia na Construção Civil, esta última faz parte do Programa de Mestrado em Construção ditado pela Escola. Desde o

de 2009 a 2015, ele dedicou parte de seu dia a cargos de gestão. Na sua função de Diretor de Ensino, participou ativamente nos processos de Acreditação de Carreira e no desenvolvimento do novo Programa de Estudos que entrou em vigor em 2014. Foi membro do Conselho de Escolas, da Comissão de Projeto de Licenciatura e da Comissão de Currículo. Ele também foi membro do Conselho Consultivo do Centro de Desenvolvimento de Ensino da Universidade. Participou de Projetos do FONDEF, foi Pesquisador Responsável do Grupo de Segurança no Projeto de Certificação de Moradia para Performance. Possui publicações I.S.I. e dirigiu diversas teses de graduação e pós-graduação com o objetivo de desenvolver materiais didáticos para cadeiras e oficinas dos cursos que hoje se refletem em Anatomia da Construção e Comportamento Estrutural, elaborou os textos-guia e material gráfico dos cursos de Concreto Armado, Estruturas II e Comportamento Estrutural; Colaborou no desenho da avaliação diagnóstica e portfólio de evidências de aprendizagem dos processos de Práticas Profissionais e apresentado no XI Congresso Internacional de Abordagem por Competências sobre os desafios para o desenho e desenvolvimento curricular da Escola de Construção Civil. Nos últimos dois anos teve alta produtividade na elaboração de Podcast sobre temas relacionados às disciplinas que leciona, até hoje da ordem de 60 vídeos no YouTube, demonstrando seu compromisso com a qualidade e inovação nas metodologias de aprendizagem, impactando fortemente na o desenvolvimento do novo currículo da Construção Civil. Adicionalmente, na qualidade de perito em Patologia da Construção Civil, participa periodicamente na Assessoria ao Setor da Indústria e da Construção através do DECON UC. Atualmente atua como Diretor de Ensino da Escola Superior de Construção Civil.

RAFAEL AGUILAR

"Avaliação sísmica e monitoramento estrutural da saúde de edifícios históricos: uma revisão de estudos de caso no Peru"

Posições academicas:
2018 - Presente: Professor Titular, Departamento de Engenharia - Divisão de Engenharia Civil, Pontifícia Universidade Católica do Peru (titular)

2012 - 2017: Professor Associado, Departamento de Engenharia - Divisão de Engenharia Civil, Pontifícia Universidade Católica do Peru (titular)

2011 - 2012: Professor Assistente, Departamento de Engenharia - Divisão de Engenharia Civil, Pontifícia Universidade Católica do Peru (curso efetivo)

Abril de 2017: Visiting Research Scholar, Department of Civil Engineering, UNC Charlotte
Semestre de outono de 2014: Professor visitante, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Rochester, EUA

2006 - 2007: Assistente de Pesquisa de Pós-Graduação, Departamento de Engenharia - Divisão de Engenharia Civil, Pontifícia Universidade Católica do Peru

2005 - 2007: Professor Auxiliar, Departamento de Engenharia - Divisão de Engenharia Civil, Pontifícia Universidade Católica do Peru

Cargos de pesquisa na PUCP:
2014 - Presente: Fundador e Diretor do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia Avançada de Análise e Monitoramento de Edifícios Históricos; Pontifícia Universidade Católica do Peru

2014 - 2017: Diretor de Pesquisa, Departamento de Engenharia - Divisão de Engenharia Civil, Pontifícia Universidade Católica do Peru

Anna Laura.jpg

ANNA PISELLO

"Sustentabilidade ambiental e conforto humano em edifícios: dois fatores-chave que influenciam a habitabilidade e o mercado imobiliário em cidades inteligentes pós-Covid"

Anna Laura Pisello foi agraciada cum laude em engenharia de construção no Politecnico di Milano e tem um PhD em Engenharia de Energia. Ela é especialista em física de construção e eficiência energética no ambiente construído, incluindo construções históricas. Ela é autora de mais de 100 artigos em periódicos e é a PI de vários projetos internacionais apoiados pela Comissão Europeia e pelos Ministérios italianos.

GIUSEPPE MARANO

"Métodos de aprendizado de máquina para projeto de reabilitação estrutural"

gibson.PNG

GIBSON MEIRA

"Realcalinização de concretos carbonatados - tratamento preventivo ou corretivo em relação à corrosão de armaduras?"

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina em colaboração com o Instituto de Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja (España). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e do Programa de
Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Paraíba. Orientador de 15 dissertações de mestrado y 8 teses de doutorado. Investigador nível 1D do CNPq. Diretor regional do Instituto Brasileiro do Concreto. Desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com instituições da América do Sul e Europa. Atualmente, seus principais
temas de interesse são: durabilidade de estruturas de concreto armado, corrosão de armaduras em estruturas de concreto, métodos de proteção e recuperação de estruturas atacadas pela corrosão de armaduras e desenvolvimento e avaliação do desempenho de
concretos ecoeficientes. Autor de dois livros técnicos, sete capítulos de livros e mais de cem publicações em periódicos e congressos internacionais.

GUSTAVO AYALAN

"Proposta de procedimento de dimensionamento sísmico, avaliação e retrofit de estruturas de edifícios numa perspetiva de resiliência e recuperação de funcionalidade."

cv

 
 
 
23.jpg